sexta-feira, 31 de maio de 2013




Mestre Cal 
Fabrica de Berimbau 


Mestre Cal 
Preparando os Berimbau para o Projeto Capoeira Cidadã  



Mestre Cal 
Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nova Logo da Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha
de Manhumirim - MG

terça-feira, 14 de maio de 2013


OFICIO DO PROJETO CAPOEIRA CIDADÃ
PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUMIRIM






ISTO É UMA VERGONHA...

Uma determinação da Prefeitura de Boa Nova está causando polêmica na Bahia . De acordo com diversos sites de notícias do interior, o grupo de capoeira Associação de Capoeira Netos do Mestre Canjiquinha, coordenado pelo Mestre de Capoeira Amado de França, foi proibido pela administração municipal de fazer apresentações em espaços públicos sem autorização do Poder Executivo Municipal.

As publicações mostram um ofício da Prefeitura (de número 130/2013, datado de 6 de maio de 2013), assinado pelo secretário de Administração, Rubens Souza Andrade, que foi encaminhado ao Mestre de Capoeira Amado de França. "Pelo presente venho informar a V. Sª que o uso de espaço público no Município de Boa Nova (praças, ruas, avenidas, clube, quadra poliesportiva, etc) só será permitida mediante autorização do Poder Executivo Municipal", diz o texto do documento.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

domingo, 12 de maio de 2013

Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha, Mestre Cal
Manhumirim - MG
A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. "No caso do estilo Angola de Capoeira, ele consegue traduzir com ritmo e movimento corporal as ideias da educação humanista", reforça Ana Cristina Marotto, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo. "É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva."

Recomendado para alunos de 3 a 11 anos, o jogo de Capoeira ajuda de inúmeras maneiras o desenvolvimento tanto de meninos quanto de meninas. Veja os benefícios a seguir.

A Capoeira é um jogo que faz clara distinção entre defesa e ataque - diferenciação essa que pode influenciar um estilo de comportamento e um modo de pensar por toda a vida. Quem pratica Capoeira não é, portanto, estimulado a sair atacando para depois ver no que vai dar, mas sim olhar, refletir e, se for realmente necessário, saber agir de modo a cuidar da própria defesa. Quanto mais cedo a criança souber fazer essa distinção, mais rápido será o seu entendimento de como a violência não vale a pena.

A aula de Capoeira normalmente começa com uma roda de conversa, onde são discutidas as regras de convívio e de participação de cada um etc. É uma atividade que desenvolve o respeito, a tolerância. Porque as crianças estão sempre interagindo entre si para realizar o mais simples gesto - cada uma delas precisa, por exemplo, ter cuidado com o movimento que pretende fazer para não machucar o outro, assim como conviver com o jeito de ser de cada colega, entendendo que o jogo acontece entre todos, independentemente do talento ou da ausência dele. Todos são iguais - e, em lugar de apontar os melhores (e os piores) jogadores, o que se incentiva é a parceria, ensinar o que já sabe de modo a que o colega possa evoluir também.

Quem pratica Capoeira recebe informação sobre a cultura popular, a origem do jogo em si, as tradições celebradas em músicas e canções, os instrumentos que animam a atividade e por aí afora. É um conhecimento transmitido a cada roda de conversa, no início da aula, aumentando o repertório dos alunos sobre a formação do povo brasileiro, enfim, a história do próprio País. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim atiçar o interesse da criança pela nossa identidade cultural.

Quem pratica Capoeira tem sua percepção sonora estimulada pelo uso de instrumentos musicais, assim como a consciência do próprio corpo é alimentada por movimentos pouco usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades - meninas e meninos podem descobrir, ao jogar Capoeira, o gosto por danças populares, outros, por canto, todos eles indo atrás de cursos específicos. Em suma: um despertar de aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.

O jogo de Capoeira explora dois caminhos antagônicos, o equilíbrio e o desequilíbrio - como é que se leva um tombo e depois se recupera o prumo -, situações essas de valor semelhante, afinal, o desequilíbrio também pode afetar e desestruturar emocionalmente, daí ser preciso assumir estratégias para recuperar o equilíbrio e seguir no jogo. Tudo isso diz respeito aos golpes típicos da Capoeira - entre eles, a ginga, o rabo de arraia, a meia lua e a estrela. Movimentos que exigem equilíbrio e tônus muscular, trabalhando com as pernas, os braços, o tronco, a cintura etc. O aluno precisa ganhar elasticidade, equilíbrio e autoconfiança para se lançar no espaço sem medo de se esborrachar no chão. É desse modo que as crianças aprendem a reconhecer os limites do corpo, adquirindo segurança sobre o próprio desempenho.

Mexer com o corpo significa lidar com algumas das nossas emoções mais primitivas - a agressividade, por exemplo. É verdade que o jogo da Capoeira expõe cada aluno perante o grupo, mas ele também consegue reforçar o controle sobre situações delicadas, caso de ficar envergonhado por não fazer direito uma estrela, não ter ritmo para gingar etc. Como? Aulas de Capoeira valorizam o potencial de cada um, o que já conquistou e sabe fazer bem - afinal, todas as crianças têm competências garantidas e outras, a serem desenvolvidas. Ou ainda: todas têm capacidades para aprender e desenvolver, cada um em seu tempo de aprendizado que deve ser respeitado.

Na aula de Capoeira, a criança é insistentemente estimulada a dançar, jogar, tocar e cantar. Não há, portanto, espaço para timidez - e ela entende que terá de se expor ao grupo com todas as suas imperfeições. Aos poucos, o medo ou qualquer outro tipo de insegurança perde a força, até porque essa criança se sente cada vez mais à vontade no universo dominado pelo respeito, como é o da Capoeira.


Capoeira no Cento de Manhumirim

Capoeira na Praça Padre Júlio Maria em Manhumirim
Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha
Filial: Espera Feliz Minas Gerais
Evento da Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha 
em Espera Feliz - Minas Gerais
Encontro do Grupo Memória do Mestre Canjiquinha Em Caparaó - MG.
Mestre Cal
Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha 
Batizado de Capoeira na Escola Estadual de Manhumirim
Supervisão e coordenação: Mestre Cal
Mestre Cal e Professor Gigante em Manhumirim, Capoeira é Amor no Coração!!!
Mestre Cal e o Projeto Capoeira Cidadã em Manhumrim
Associação de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha
há 12 anos na Cidade de Manhumirim - Minas Gerais

                                     Mestre Cal Capoeira Cidadã                                         
                                               Mestre Cal Capoeira Cidadã, Maculelê
                                                 Mestre Cal Capoeira Cidadã, Maculelê
                                                     Mestre Cal Capoeira Cidadã, Maculelê             
                                               Mestre Cal Capoeira Cidadã, Macule lê
                                                Mestre Cal Capoeira Cidadã,Capoeira
                                                Mestre Cal Capoeira Cidadã,Capoeira
                                                  Mestre Cal Capoeira Cidadã,Capoeira
                                           Mestre Cal Capoeira Cidadã, Samba de Roda
                                               Mestre Cal Capoeira Cidadã, Samba de Roda
Mestre Cal

sexta-feira, 10 de maio de 2013

          Mestre Cal: Apresentação em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra
                          Mestre Cal, Roda em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra   
                         Mestre Cal, Roda em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra       
                           Mestre Cal, Roda em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra                 
                             Mestre Cal, Roda em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra     
                            Mestre Cal, Roda em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra   
Mestre Cal: Apresentação em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra
em Alto Caparaó Minas Gerais 
Mestre Cal na Escola Professora Maria da Gloria Valle em Alto Jequitibá Minas Gerais

Mestre Cal na Academia do Mestre Didi, em Poções Bahia
                                    Mestre Cal na Academia do Mestre Didi, em Poções Bahia 
                                     Mestre Cal na Academia do Mestre Didi, em Poções Bahia 
Mestre Cal em visita ao Mestre Didi em Poções Bahia


Mestre Cal e Alunos no Poliesportivo Amigos do Esporte no Bairro Isidoro em Manhumirim - MG



Apresentação do Grupo de Capoeira Memória do Mestre Canjiquinha 
na Igreja Matriz de Manhumirim Minas Gerais
Coordenação Mestre Cal